31 de janeiro de 2023

Liplift ou Lifting de Lábios

O Lifting de lábios ou Liplifting, é, basicamente, uma cirurgia minimamente invasiva que visa o reposicionamento e encurtamento do lábio superior.

Um procedimento de Liplift pode melhorar a estética dos lábios e do sorriso de várias maneiras. Pacientes mais jovens geralmente têm lábios mais curtos que são carnudos e curvilíneos, enquanto os mais velhos apresentam lábios superiores alongados e sem volume.

Este alongamento e perda de volume é resultado de alterações ósseas maxilares e mandibulares, atrofia da pele, mucosa, musculatura perioral e atrito dos dentes.

Independente de qual seja a causa, essa situação traz incômodos e pode ser melhorada. Por isso, muitos procuram formas de atenuar esse aspecto.

Como é feito o procedimento do Liplifting?

É feita uma incisão cirúrgica discreta na base do nariz, onde é retirado o excesso de pele da região e em seguida “puxando” o lábio superior para cima durante o fechamento da incisão.

O resultado é a aparência de levantamento do lábio superior e, consequentemente, uma maior exposição dos dentes durante o sorriso. Também há um aumento da exposição dos lábios, proporcionando uma aparência de aumento do volume labial.

Para que serve o Liplifting?

O Liplifting serve tanto para pessoas com envelhecimento que compromete a exposição do sorriso, pelo fato de o lábio “caído” tapar os dentes, quanto para atenuar o aspecto de envelhecimento global da face proporcionado por esse sinal.

Apesar de ser um tratamento cirúrgico, a cicatriz do Liplifting é muito discreta e pouco perceptível após a recuperação.

O Liplifting é um procedimento diferenciado. Isso porque, apesar de o botox proporcionar um aumento do volume labial, a pele flácida pode continuar contribuindo no tapamento dos dentes e na diminuição do tamanho dos lábios.

Por isso, essa intervenção é mais recomendada nos casos de envelhecimento e flacidez da região ou de jovens com “sorriso baixo”.

Para quem se incomoda com o volume dos lábios, para além do Liplifting é possível associar outros procedimentos para potencializar esse resultado, como a realização de preenchimento labial.

Quais as vantagens do Liplifting em relação aos outros procedimentos?

Uma das principais vantagens é o resultado satisfatório. Isso porque, quando se trata do problema específico de “sorriso baixo” e flacidez da pele superior ao lábio, os tratamentos convencionais, como botox e preenchimento labial, não podem resolver a situação.

Entretanto, como falado, os resultados podem ser potencializados caso seja associado a outro procedimento.

Como funciona o pré e o pós-operatório do Liplifting?

O Liplifting é um procedimento simples, mas que exige cuidados como qualquer outro procedimento cirúrgico. Por isso, deve-se ter atenção a alguns pontos durante o pré e o pós-operatório.

Pré-operatório

Cuidados importantes nessa etapa envolvem tanto seguir todas as orientações do especialista com relação aos exames prévios, quanto cumprir com as orientações de hábitos e precauções antes da cirurgia.

Pós-operatório

Em relação ao pós-operatório, é preciso tomar cuidados com relação ao repouso, que deve ser feito nas primeiras 24h após o procedimento, além de evitar exposição ao sol.

Também é necessário seguir algumas orientações específicas com relação ao uso de medicamentos e a prática de exercícios físicos, que devem ser consideradas ao serem fornecidas pelo especialista após a cirurgia.

Vale lembrar que é sempre importante conversar com o profissional responsável pela realização do procedimento. Isso porque, apesar de algumas orientações do pré e pós-operatório serem comuns entre os profissionais, cada paciente possui demandas específicas e condições de saúde diferenciadas.

Dessa forma, uma orientação direcionada e personalizada é necessária para cada pessoa de acordo com as expectativas em relação à cirurgia e em relação às condições de saúde.

Neste Artigo:
Compartilhe:
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram