Os bioestimuladores, de um modo geral, provocam uma leve reação inflamatória na derme, fazendo com que os fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno) se ativem e produzam novas fibras que dão sustentação à pele.
Alguns agem também como preenchedores, como é o caso do Ellansé e do Radiesse, que, dependendo da concentração e do número de sessões dão volume à área tratada.
A aplicação é semelhante à do ácido hialurônico. O produto é distribuído em alguns pontos da face com uma micro cânula bem fina, para minimizar a probabilidade de equimoses (roxinhos) e edemas (inchaços). Dá para ir trabalhar no mesmo dia, mas é recomendado não fazer esforço físico nas 24 horas seguintes, já que a área fica sensível e dolorida.
O estímulo do colágeno acontece por até 18 meses após a aplicação, mas o resultado não é igual para todos. Depende da capacidade individual de produzir colágeno, que pode ser influenciada pela idade, tipo de pele e estilo de vida, que inclui tabagismo, exposição solar intensa e atividade física de alta performance, entre outros.
Confira um pouco mais sobre cada um deles.
Radiesse – Diamond (hidroxiapatita de cálcio)
RADIESSE® (ou Radiance) e RENNOVA DIAMOND® são géis com efeito preenchedor, mas também podem ser utilizados para a realização de estímulo de colágeno. Os produtos são compostos por dois componentes: microesferas de hidroxiapatita de cálcio e gel de carboximetilculose.
Os produtos são biocompatíveis e biodegradáveis, isso significa que os riscos de rejeição, alergia ou sensibilidade à fórmula são muito baixos, além de serem totalmente degradados (reabsorvidos) pelo corpo após algum tempo.
Tanto o RADIESSE® quanto o RENNOVA DIAMOND® são indicados para preenchimento, volumização, sustentação e suporte facial. Além disso, são utilizados em áreas corporais como região cervical, colo, dorso de mãos, abdome e coxas/glúteos para o estímulo de colágeno e/ou melhora da celulite.
As principais indicações do tratamento com a hidroxiapatita de cálcio são:
- Preenchimento do “bigode chinês” e das “linhas de marionete”;
- Aumento do mento (queixo), indicado tanto para quem tem o queixo retraído, quanto para suporte da região inferior da face, reduzindo o “bulldog” e a “papada”;
- Aumento do malar (“maçãs do rosto”), deixando-o mais angulado e mais magro, além de realizar o suporte da região médio-facial, reduzindo automaticamente as “olheiras”, o “bigode chinês” e “o buldogue”);
- Melhora do contorno facial;
- Preenchimento de têmporas;
- Correção de pequenas irregularidades do nariz (como elevação da ponta e melhorando o perfil da face);
- Preenchimento das mãos – com o natural processo de envelhecimento as mãos ficam com as veias saltadas e a fica pele fina. O tratamento preenche a região e estimula a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele;
- Melhora da flacidez facial, do pescoço e do colo (tratamento das “sleep lines” ou “rugas de dormir);
- Tratamento da flacidez da região interna dos braços (melhora da região do “músculo do tchau”);
- Flacidez de abdome (melhora do “umbigo triste”);
- Flacidez e celulite de coxas e nádegas.
Ellansé (policaprolactona)
Ellansé® é um preenchedor de última geração, que tem duplo benefício: além de preencher vincos e rugas, ele ainda age estimulando o organismo a produzir o colágeno.
Isso significa que esse tratamento se torna ainda mais eficiente no longo prazo. Nos meses subsequentes a aplicação, Ellansé® devolve o volume e os contornos originais do rosto, postergando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Possui efeito preenchedor imediato e, a médio prazo, devolve os contornos originais e o volume natural do rosto. Isso se deve ao estímulo do organismo, que aumenta a produção do colágeno.
Ele é composto por um gel à base de água (carboximetilcelulose, também utilizada em outros produtos para a pele) com microesferas de policaprolactona, um polímero absorvível pelo organismo, usado para suturas e implantes.
Seu efeito preenchedor é parecido com o produzido pelo preenchedor tradicional, o ácido hialurônico, muito utilizado no mercado de estética.
Logo após sua aplicação, já é possível notar o resultado esperado: preenchimento de rugas e sulcos e redefinição dos contornos do rosto, dando a impressão de rejuvenescimento.
O efeito posterior, de estímulo à produção de colágeno, chama-se neocolagênese. Ele ocorre de maneira gradativa, à medida que o corpo produz a proteína. O processo devolve o volume natural do rosto e os contornos originais, retardando o aparecimento de rugas e linhas de expressão.
Para quem e quais finalidades o Ellansé® é indicado?
Não existe idade mínima para a utilização do Ellansé®. No entanto, lembre-se que sempre é necessária uma avaliação de um especialista. A decisão por qualquer procedimento estético deve ser tomada de acordo com o desejo ou insatisfação de cada paciente.
O colágeno passa a ser produzido em menores quantidades a partir dos 25 anos de idade: cerca de 1% menos a cada ano. Os efeitos dessa diminuição começam a ser notados a partir dos 30 anos, mas é claro que isso é particular de cada paciente e cada tipo de pele.
Além dos fatores intrínsecos de idade e hereditariedade, existem fatores ligados ao estilo de vida que podem acelerar o processo de envelhecimento.
Hábitos como tomar sol em excesso, em horários não recomendados e sem o uso de protetor solar, fumar, não se alimentar de maneira equilibrada e ingerir a quantidade de água indicada podem contribuir para uma aparência envelhecida.
O Ellansé® pode ser utilizado em muitas situações diferentes. Confira algumas delas:
- Preenchimento do sulco nasolabial (bigode chinês);
- Tratamento de sulco labiomentual (ruga de marionete);
- Preenchimento de dobras e linhas na região do queixo;
- Lifting do arco das sobrancelhas;
- Aumento e reposição do volume das maçãs do rosto;
- Aumento e reposição do volume do queixo;
- Melhora da textura da pele;
- Restauração do volume e melhora da aparência das mãos que, por conta do processo de envelhecimento, apresenta veias saltadas e pele afinada.
Como é feito o tratamento?
Como o tratamento com Ellansé® é minimamente invasivo, pode ser feito no próprio consultório. A sessão pode durar em média 30 minutos e causa pouca ou nenhuma dor, pois um anestésico local é aplicado minutos antes do início da sessão.
O paciente pode retomar às suas atividades normais logo após a aplicação, sem muitas restrições. As recomendações médicas são evitar, pelo menos por uma semana:
- A exposição solar;
- Banhos muito quentes;
- Prática de exercícios.
Outros tratamentos podem ser combinados ao Ellansé®, como fios de sustentação e botox, por exemplo. O resultado é um efeito rejuvenescedor ainda maior.
Em apenas uma sessão já é possível obter os efeitos desejados. A necessidade de mais aplicações deverá ser avaliada junto ao seu especialista.
O grande benefício do Ellansé® é o seu tempo de duração. Existem diferentes versões do produto que proporcionam resultados que duram:
1 ano (Ellansé-S);
2 anos (Ellansé-M);
3 anos (Ellansé-L);
4 anos (Ellansé-E).
Em termos de comparação, o ácido hialurônico, preenchedor mais utilizado atualmente, pode durar até 2 anos. Fazem-se necessários, também, retoques de tempos em tempos, o que não ocorre com o Ellansé®.
Ellansé® continua agindo estimulando o organismo a produzir o colágeno durante todo o seu tempo de duração.
Quais as contraindicações do Ellansé®?
Além das áreas onde o produto não deve ser aplicado (pálpebras, glabela e lábios), existem algumas condições de saúde que não devem ser associadas com tratamentos estéticos, como por exemplo:
- Alergias graves e sensibilidade aos componentes do produto;
- Tendência a formação de quelóides;
- Diabetes não controlada;
- Infecções,
- Doenças autoimunes;
- Gravidez e mulheres em amamentação.
Existem efeitos colaterais?
Pode haver formação de nodulação, inchaços e vermelhidão após a aplicação do Ellansé®. Esses efeitos são comuns quando se aplica qualquer tipo de preenchedor.
Por isso, é importante que o procedimento seja feito por um especialista que conhece bem anatomia do rosto e sabe como aplicar corretamente o produto, minimizando o aparecimento desses efeitos.
Sculptra
O Sculptra é o nome comercial para o ácido poli-L-láctico. Ele é aplicado através de injeções na região que se deseja tratar a flacidez. Ele pode ser aplicado em quase toda a face onde se deseja ter uma volumização e uma recuperação dos contornos do rosto. Isso porque com o envelhecimento ocorre uma “queda” da face alterando sua forma original.
A sessão dura cerca de 45 minutos e a cada 3 ou 4 injeções o especialista realiza uma leve massagem para que o produto se espalhe de maneira hegemônica. O Sculptra possui anestésico em sua composição e, portanto, causa um mínimo de desconforto.
Em algumas semanas depois da primeira sessão, o Sculptra já apresenta os primeiros resultados. O resultado é contínuo, pois, assim como as outras substâncias, o Sculptra segue agindo e estimulando a produção de colágeno. A duração é de até 18 meses. Depois disso, deve-se fazer uma manutenção para que os resultados permaneçam.
O Sculptra é indicado para o tratamento de rugas e flacidez das seguintes regiões:
- Tratamento de flacidez facial
- Tratamento de flacidez corporal de regiões como: braços, glúteos, coxas, axilas e flacidez das mãos;
- Flacidez abdominal, principalmente após emagrecimento e gravidez.
- Tratamento de flacidez do pescoço e colo;
- Tratamento de sulcos nasogeniano e labiomentual (o famoso bigode chinês e rugas de marionete);
- Tratamento de celulites;
- Tratamento da perda de gordura facial, incluindo pacientes de HIV que são tratados com medicamentos antiretrovirais e também corredores e atletas que têm diminuição grande de gordura no corpo e face.
Pó de PDO
O pó de PDO ou do inglês “PDO Powder Filler” tem como base a polidioxanona e, entra no mercado com uma proposta de revolucionar a área de bioestímulo pelas características e resultados que apresenta. Quando comparado a outros bioestimuladores, o pó de PDO parece provocar uma menor reação inflamatória e ter uma biodegradação mais segura.
As vantagens do pó de PDO em relação aos fios são a facilidade de aplicação e manuseio, tempo de procedimento curto e aumento preciso de volume. Os pacientes podem sentir que o resultado final com o pó de PDO é uma aparência mais suave e mais natural quando comparada ao resultado obtido com a utilização de fios de PDO, após experiência com ratos, concluíram que a injeção de PDO em pó mostrou menos formação de nódulos e maiores aumentos na formação de colágeno tipo 1 e tipo 3 do que a injeção de PLLA.
Na Coréia, onde foi desenvolvido, o pó de PDO pode ser encontrado com o nome comercial Ultracol®, da empresa Ultra V. No seu preparo o fabricante recomenda que o pó seja misturado à água estéril para injeção e solução de lidocaína com epinefrina. O tempo de espera para total hidratação do pó é mais rápido se comparado ao ácido poli-L-láctico (PLLA), comercialmente conhecido como Sculptra® (Sanofi Aventis).
Segundo recomendações dos fabricantes, o Ultracol® deve ser hidratado apenas 3 horas antes do procedimento, enquanto o Sculptra® necessita de hidratação prévia 24 a 48 horas. O tempo de preparo do material acaba sendo um grande diferencial, pois facilita a logística da utilização clínica do produto. Na Coreia a bioestimulação utilizando não só fios de PDO, mas também o pó de PDO já é uma realidade e vem se difundindo pelo mundo. Uma das grandes indicações do pó de PDO, diferente dos outros materiais bioestimuladores, é sua utilização na região de pálpebra inferior para tratamento de flacidez e reestruturação dérmica.
Skinbooster
O Skinbooster é um novo conceito de hidratação profunda da pele que penetra nas camadas mais profundas da derme para melhorá-la por dentro. É um tratamento ideal para combater com sucesso os efeitos do envelhecimento sem passar pela sala de operações.
O tratamento com Skinbooster é indicado para tratar rugas e linhas finas do rosto, pele sem brilho, hidratar o rosto, prevenir o envelhecimento da pele nas pessoas mais jovens, repor a hidratação das peles mais maduras. Ele é indicado para pessoas que desejam melhorar sua estrutura cutânea, por exemplo, em casos de pele com acne ou cicatrizes foto-danificadas. Por ser um procedimento versátil que pode ser utilizado em homens e mulheres e todos os tipos de pele. Pode ser aplicado no rosto, lábios, pescoço, mãos e colo.
Além de hidratar a pele de dentro para fora e de tratar os sinais da idade, o Skinbooster tem o benefício de ser um tratamento preventivo. O procedimento aplicado em pessoas jovens pode parecer um exagero, mas não é. Dentro os principais benefícios para o rosto e o corpo do Skinbooster estão a melhora da elasticidade e firmeza da pele e o estímulo da produção de colágeno.
Como é realizado o tratamento?
O skinbooster consiste em uma série de pequenas injeções que funcionam com uma metodologia muito semelhante à mesoterapia: são punções múltiplas, com curta duração de tempo, feitas na face e no pescoço. Neste processo são injetadas microdoses de ácido hialurônico de forma profunda, proporcionando um efeito mais duradouro. As áreas mais afetadas pelo envelhecimento prematuro são o rosto, mãos, pescoço, decote e lábios, são regiões necessitam de tratamentos eficientes e que tenham maior durabilidade.
O ácido hialurônico é uma das substâncias mais versáteis e fascinantes da natureza, uma vez que é encontrado no corpo e na maioria dos outros organismos vivos.
Na sua forma natural no organismo, o ácido hialurônico dura apenas alguns dias. Portanto, o processo único de estabilização patenteado pela Q-Med, usado na produção de Restylane, resulta em uma modificação mínima do ácido hialurônico, proporcionando resultados estéticos duradouros.
Resultados:
Os resultados são duradouros e visíveis logo após a sessão. Com o tratamento é possível obter uma pele mais firme, com melhor elasticidade, tonicidade e viço, proporcionando o rejuvenescimento da área tratada. Aliado ao tratamento é indicado ao paciente que adote hábitos alimentares equilibrados, realize atividades físicas, mantenha a hidratação constante, evite o consumo de álcool e tabaco e use proteção solar, estes fatores vão ajudar a potencializar os resultados obtidos com o tratamento.
Cuidados após os procedimentos:
- Após o procedimento, é importante usar apenas sabonete neutro para lavar o rosto;
- Não se expor ao sol sem o uso de filtro solar, evitar o calor excessivo;
- Não utilizar cosméticos;
- Não entrar em piscinas, banheiras ou jacuzzis para evitar qualquer tipo de contaminação;
- Evitar água quente e morna no rosto por pelo menos 1 semana;
- Manter a cabeça mais elevada que o corpo;
- Evitar tocar no local que foi feito o procedimento;
- Manter a pele higienizada;
- Comparecer ao retorno após 15 dias.